Curiosidades

BENEFÍCIOS ATIVIDADE FÍSICA NA ÁREA PSIQUICA E CORPORAL

      • Aumenta auto–estima;
      • Diminui depressão;
      • Mantém autonomia;
      • Melhora auto –imagem;
      • Aumenta bem estar;
      • Reduz isolamento social;
      • Diminui a pressão arterial;
      • Controle do peso corporal;
      • Melhora mobilidade articular;
      • Melhora perfil de lipídeos;
      • Melhora resistência a insulina;
      • Melhora força muscular e resistência física;
      • Aumenta densidade óssea;

ATIVIDADE FÍSICA X DIABETES

Especificamente para o indivíduo portador de diabetes, a atividade física aumenta a sensibilidade à ação da insulina. Dessa forma, indivíduos obesos, com resistência insulínica, ou aqueles com uma certa redução na produção desse hormônio, podem ser beneficiados pela realização de exercícios regulares.
É sempre bom lembrar que os efeitos benéficos da atividade física ocorrem somente para quem se exercita com regularidade. Por isso, a importância de realizar atividade física pelo menos cinco vezes na semana.
Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr, dançar, são algumas atividades possíveis. Mas todos devemos procurar, fazer algo que nos seja prazeroso para tornar o exercício um momento de felicidade.

ATIVIDADE FÍSICA X HIPERTENSÃO

Quais exercícios devem ser praticados por quem tem Hipertensão Arterial?

Inicialmente você deve ir ao seu médico para diagnosticar o nível de sua Hipertensão Arterial. Isso é muito importante, pois existem vários tipos de Hipertensão Arterial.

Os exercícios mais indicados sempre são os chamados aeróbicos, quer dizer, os que exijam um comprometimento do pulmão e coração em níveis adequados (entre 60 e 80% da sua freqüência cardíaca máxima) aproximadamente. Entre eles estão: caminhadas, dança, patinação, e exercícios em que você utilize grandes músculos do corpo associado a uma exigência do sistema cárdio-respiratório são os mais indicados.

Não abuse do sal, evite cigarro e álcool e procure ter uma alimentação saudável.